domingo, 31 de janeiro de 2010

Holocausto: Neto de Aristides de Sousa Mendes realça papel humanitário de Portugal na 2ª Guerra Mundial


Porto, 27 Jan (Lusa) - António de Sousa Mendes, neto daquele que foi considerado o "Schindler" português, defendeu hoje a necessidade de corrigir a memória do país, enfatizando o papel de Portugal na recepção de refugiados da segunda Grande Guerra Mundial.

"Diz-se sempre que Portugal não participou na 2ª Guerra Mundial, mas participou, através dos cidadãos. Aristides de Sousa Mendes salvou a vida a milhares de judeus, dando-lhes vistos para eles entrarem em Portugal. Este papel do país, de receber as pessoas, devia ser enfatizado", frisou o membro do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, que hoje assinalou o Dia Internacional do Holocausto no Colégio Luso-Internacional do Porto (CLIP).

Frisando que "a 2ª Guerra Mundial diz muito respeito a Portugal" e que "Portugal participou a nível humanitário, recolhendo refugiados", António de Sousa Mendes, lamenta que "nenhum historiador" tenha dado a devida atenção a este aspecto.





Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1480455

sábado, 30 de janeiro de 2010

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz


A 30 de Janeiro, celebra-se em todo o País o «Dia Escolar da Não-Violência e da Paz». Assinalar esta data faz com que os jovens venham reconhecer a necessidade de promover e desenvolver, junto dos jovens, os valores da paz e da solidariedade.
“A única revolução possível é dentro de nós” Gandhi.
Existe uma razão histórica e espiritual para a escolha dessa data. Em 1948, no dia 30 de Janeiro, Mahatma Gandhi, líder indiano e fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos de idade.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A importância do livro e das histórias na formação das crianças

A hora de dormir assumiu desde sempre, na generalidade das famílias, um momento de intimidade e de partilha entre pais e filhos, em que as histórias de encantar tinham um papel de destaque.
Com a vida agitada da maior parte das famílias, a tradição de contar histórias aos mais novos diariamente quando chega a hora de dormir foi-se perdendo e, de acordo com os especialistas é urgente resgatá-la, fomentando os momentos de união entre pais e filhos.
Para Mário Cordeiro, pediatra,"as histórias infantis não existem por acaso, foram-se desenvolvendo ao longo do tempo, com vista a dar prazer, a ensinar, a entreter e a exemplificar, mas também a veicular modelos, concepções, dilemas éticos e normas de conduta, assim como a revelar eventuais percursos de vida."
Numa altura em que existem cada vez mais livros infantis...é fundamental saber escolher o livro que melhor se adequa a cada criança, tendo sempre presente a sua idade, os seus interesses e a mensagem e valores que cada história.
Isabel Leal, autora do livro "Meditação para crianças", defende que "os pais devem começar a conversar com os filhos, a contar-lhes ou a ler-lhes histórias ainda durante o período de gestação, optando nomeadamente pelas tradicionais histórias de encantar, dado o seu carácter construtivo e transmissor de valores e de exemplos de vida." E "como em tudo na vida há o lado bom e o lado mau... é importante que o conteúdo das histórias tenha sempre presente o factor realidade, adaptando-o à compreensão da criança, porque existem maneiras melhores e piores de explicar e de transmitir as coisas mais difíceis."
Tão importante como escolher a melhor história é saber contá-la com o tom de voz adequada de maneira a conseguir a prender a atenção da criança, para que esta retenha a mensagem de uma forma positiva.

Os 65 anos do fim do holocausto


Ontem, dia 27 de Janeiro assinalou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.Sobreviventes de Auschwitz e judeus de todo o mundo lembraram ontem o 65º aniversário da libertação do campo de concentração por tropas do Exército vermelho. Em 27 de Janeiro de 1945, o Exército soviético abria as portas do inferno em Auschwitz-Birkenau, para a saída de pouco mais de 7500 prisioneiros que recuperavam a liberdade depois de sobreviverem ao horror dos campos de concentração nazistas. Auschwitz-Birkenau foi transformado em museu em 1947 e 30 anos depois foi declarado património da Humanidade pela Unesco.
É, deste modo, tempo de relembrar o grande humanista, Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. Aristides de Sousa Mendes desafiou ordens expressas do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, António de Oliveira Salazar, (cargo ocupado em acumulação com a chefia do Governo) e concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940. Aristides Sousa Mendes salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Chamado de "o Schindler português", Sousa Mendes também teve a sua lista e salvou a vida de milhares de pessoas, das quais cerca de 10 mil judeus.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dia Mundial da Liberdade - 23 de Janeiro


LIBERDADE

Viemos com o peso do passado e da semente
Esperar tantos anos torna tudo mais urgente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
Vivemos tantos anos a falar pela calada
Só se pode querer tudo quando não se teve nada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir

Sérgio Godinho

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Novidades na BE


Título: Aristides de Sousa Mendes : um justo contra a corrente
Cota: 929 Mendes, Aristides de Sousa ASS
Título: O céu sob a terra
Cota: 82-93 PER


Título: O mistério da sombra que ri
Cota: 82-311.4 HIT