quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Internacional dos Museus

Efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, é celebrado em 2011 sob o mote “Museus e Memória”, integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

A cultura é o produto do pensamento do Homem. Um Museu é uma instituição ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, que adquire, restaura, conserva obras ou objectos do passado, que contribuam para um desenrolar cultural mais amplo e intenso da sociedade. Os Museus têm por isso mesmo, um papel importante e indispensável na armazenação de testemunhos materiais do homem para gerações futuras.
Vamos explorar museus de Portugal e do Mundo, descobrir e ver centenas de obras de arte.

Autor do Mês



quinta-feira, 12 de maio de 2011

A ver... Artur 3 - A Guerra dos 2 Mundos



Sinopse
Nesta nova aventura, Maltazard encurrala Artur na terra dos minimeus e viaja no sentido oposto até ao mundo dos humanos. Agora, dois metros mais alto, Maltazard junta um exército de mosquitos gigantes na floresta próxima para tomar conta do universo. Apenas Artur parece ser capaz de impedir os seus planos, mas antes ele tem de voltar ao seu quarto e regressar ao seu tamanho normal. Preso no tamanho de minimeu, ele conta com a ajuda de Selenia e Betameche, e, surpreendentemente, com a ajuda de Darko, filho de Maltazard, que afirma querer ficar do lado dos minimeus. A pé, de bicicleta, de carro ou mesmo de Harley Davidson, Artur e os seus amigos irão precisar de toda a ajuda possível no combate final contra Maltazard.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Regulamento da 2º edição do Concurso de Poesia da Rede de Bibliotecas

RedeCsal_Reg._Concurso_Poesia_10_11