quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novidades na BE

A leitura é a porta de acesso à cultura escrita e a tudo o que esta comporta: autonomia, socialização, conhecimento, informação, etc. É também um importante instrumento de aprendizagem, ao ler, aprende-se qualquer disciplina e desenvolve-se capacidades cognitivas superiores, como a reflexão, a crítica, a consciência dos processos de pensamento próprios e dos outros.

Como outubro é o mês da biblioteca escolar, vem conhecer as novidades da BE.

"Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940 até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias."




"Os seus múltiplos registos, a diversidade das pequenas histórias contadas, o virtuosismo, a arte de transportar o leitor à emoção extrema, fazem por um lado, com que estas crónicas se leiam com enorme facilidade, e por outro, que sejam um tema curioso para o exercício: ver até que ponto se distanciam, mas por vezes, se aproximam, dos livros, e de que maneira."


"As crónicas, sendo muito mais acessíveis ao grande público do que os romances, não descuram uma forte componente literária. E com uma narrativa que nos surpreende sempre pela genialidade como junta as palavras para formar cada frase, António Lobo Antunes leva-nos da tristeza à alegria e arranca-nos sorrisos pela forma como se ri de si próprio e das pequenas fraquezas de cada um de nós e que "apanha" e retrata como ninguém."


"A vida de Mary Read lê-se como um romance de ação e aventura para todas as idades. Escrito com simplicidade e humor, A Pirata acompanha as etapas da curta vida desta mulher que nasceu em Inglaterra nos finais do século XVII e que, logo de início, viu o seu destino marcado pelo nascimento ilegítimo e a morte do meio-irmão, ainda bebé. Vestida e criada como rapaz, Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da rainha Ana e partiu par a guerra da Flandres, onde se distinguiu pela coragem e pela disciplina em várias campanhas militares. mas a paixão por um soldado holandês e o fim temporário da guerra na Europa levaram-na a novas andanças e a novos horizontes..."


Biblioteca Escolar
                                                 Uma porta para a vida


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro. Hoje o veterinário da Câmara Municipal de Carregal do Sal, veio sensibilizar os alunos do 1º ciclo para a necessidade de proteger e cuidar dos animais.