quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Feira do Livro 2008



“Um bom livro é um bom amigo”.

Bernardin de Sain-Pierre



Por mais um ano, realizou-se, entre os dias 2 e 9 de Dezembro, a já tradicional Feira do Livro na nossa escola, organizada pela equipa da Biblioteca Escolar/CRE e pelo Departamento de Línguas. Decorreu no espaço privilegiado e acolhedor que é a biblioteca da escola.
A Feira do Livro é uma iniciativa que tem como objectivo primordial incentivar as nossas crianças e jovens para a leitura, levando até eles o livro, para que possam contactar de mais perto com este e adquiri-lo, se assim o entenderem, a um preço mais acessível. De salientar, que este é um evento sempre aberto a toda a comunidade educativa, para que todos possam usufruir do prazer do contacto com o livro, a leitura e o conhecimento.
As temáticas preferidas foram, como habitual, a Literatura Portuguesa e Estrangeira, bem como as Publicações Infantis e Juvenis. No entanto, também se podiam adquirir livros de cariz mais técnico, como gramáticas e dicionários.
No dia 2 de Dezembro, o primeiro dia da Feira do Livro, foi dinamizada pela técnica de BAD da Biblioteca Municipal, Sandra Gomes, a história “Insectos em missão especial”, para as crianças do 1º CEB da EBI.
As crianças gostaram da história, que de uma forma lúdica e interessante aborda o tema da poluição atmosférica. Já nas salas de aula, fizeram o desenho da história, retratando as suas personagens – a cigarra, a formiga, o gafanhoto, a abelha e a aranha.
Ainda, inserida nas actividades de dinamização da Feira do Livro tivemos uma participação muito especial - os idosos do Centro Social Professora Elisa de Barros de Cabanas de Viriato - que depois de uma agradável conversa, acompanhada de chá e bolinhos, nos brindaram com a excelente dramatização - “O livro mágico”.
Depois da actuação, os idosos presentearam as crianças com moedinhas de chocolate e estas retribuíram oferecendo uma pequena lembrança, com mensagens sobre os livros e a leitura. A escola ofereceu, também, um livro ao Centro Social, para que os seus utentes possam passar algumas horas de lazer usufruindo da sua leitura.
No final, cantámos diversas canções conhecidas de todos e despedimo-nos em ambiente de festa, com a promessa de continuarmos a realizar, no futuro, outras actividades conjuntas.
A equipa educativa da biblioteca escolar agradece a participação, de toda a comunidade educativa na Feira do Livro e a colaboração da Biblioteca Municipal de Carregal do Sal e do Centro Social Professora Elisa de Barros.
A equipa educativa da Biblioteca Escolar

Sem comentários: