quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor




(...) - Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.(...) Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, os que conhecemos este lugar,os guardiães,asseguramo-nos de que chegue aqui.Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós vendemo-los e compramo-los, mas na realidade os livros não têm dono. (...).

Carlos Luís Záfon in, A Sombra do Vento

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Portal Europeana - uma Biblioteca Digital da União Europeia


O portal Europeana apresenta versões digitais de filmes, fotografias, pinturas, sons, mapas, manuscritos, jornais e documentos de arquivo dos vários Estados-membros da União Europeia, muma interface multilingue.

Lançado em Julho de 2007, por inicitaiva da Comissão Europeia e de seis Estados-membros - Alemanha, França, Hungria, Itália e Polónia - o projecto envolve noventa organizações com acção na área do património e do conhecimento, e visa a construção de uma biblioteca digital que agregue em formato electrónico obras fundamentais da cultura europeia.

Os objectivos deste portal são:

- Promover o acesso do público em geral à cultura europeia;

- Tornar simples e apelativo o acesso aos recursos culturais dos diferentes Estados-membros;

- Facilitar o acesso dos investigadores a elementos diversificados, multidisciplinares e em vários formatos.

Para mais informações, consultar http://www.europeana.eu/portal/


Fonte: Revista Noesis

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mensagem do dia 2 de Abril de 2009 Dia Internacional do Livro Infantil

Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.
Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.
Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.
Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.

Hani D. El-Masri
Tradução: José António Gomes

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.

Dia Internacional do Livro Infantil

Sabes porque se comemora hoje o Dia Internacional do Livro Infantil?
O dia 2 de Abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês
Hans Christian Andersen, que foi um grande escritor de histórias infantis.
Este escritor nasceu a 2 de Abril do ano de 1805 e escreveu contos famosos como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha... Ah! Já sabes de quem estamos a falar!Para hoje deixamos-te a sugestão de um site excelente com contos de Hans Christian Andersen (
http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm). Consulta-o e boas leituras!
Para os pais:
Este é um bom dia para oferecer ao seu filho(a) um livro infantil e conversar com ele(a) sobre a importância da leitura.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Visita da Escritora Ana Maria Magalhães

No dia 23 de Março numa das actividades inserida na Semana da Leitura, recebemos a visita da ilustre escritora Ana Maria Magalhães.
No decorrer do primeiro e do segundo períodos, a comunidade educativa envolveu-se na preparação das diversas iniciativas relacionadas com o trabalho desenvolvido na sequência da leitura e exploração de diversas obras da autora. Os trabalhos que daí resultaram foram expostos no átrio da escola transformando-o num espaço colorido e cheio de vida.
Os alunos do 9ºA entrevistaram a escritora, no âmbito da Àrea de Projecto "Rádio da nossa Escola". A entrevista abordou diversos aspectos da vida e obra da escritora , que no final deu os parabéns aos alunos envolvidos.
Durante o dia foram apresentadas diversas representações teatrais: a turma do 8ºA apresentou a dramatização do Amor de Pedro e Inês, bem como o 5ºA que dramatizou em verso a mesma história, o 5º B declamou versos sobre a obra “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas” e o 6º B apresentou uma história de fantoches sobre o “Dia do Terramoto”.
Ao longo do dia a escritora conversou com alunos do Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos e foi bastante solicitada para dar autógrafos. Durante as várias sessões os alunos tiveram oportunidade para colocar diversas questões relacionadas com as diferentes obras da escritora em parceria com Isabel Alçada. Tiveram ainda a possibilidade de serem os primeiros a ver o novo livro das escritoras “Uma Aventura na Amazónia” que só estará disponível nas livrarias a partir de 24 de Março. A escritora relatou algumas das aventuras que viveram durante a viagem que fizeram à Amazónia, para preparação do livro, considerando a maior floresta da terra como um lugar inesquecível que todos deveriam visitar.
Durante as várias sessões a escritora ofereceu alguns livros que serão sorteados pelos alunos que gostem de ler e recebeu alguns presentes elaborados pelos Educadores/Professores com a ajuda dos alunos e um livro com fotografias das diversas actividades desenvolvidas.
A comunidade escolar ficou encantada com a simplicidade e a simpatia da escritora que “abriu o seu baú de memórias” e a todos cativou com os seus relatos e vivências.
A Equipa da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos