quarta-feira, 1 de abril de 2009

Visita da Escritora Ana Maria Magalhães

No dia 23 de Março numa das actividades inserida na Semana da Leitura, recebemos a visita da ilustre escritora Ana Maria Magalhães.
No decorrer do primeiro e do segundo períodos, a comunidade educativa envolveu-se na preparação das diversas iniciativas relacionadas com o trabalho desenvolvido na sequência da leitura e exploração de diversas obras da autora. Os trabalhos que daí resultaram foram expostos no átrio da escola transformando-o num espaço colorido e cheio de vida.
Os alunos do 9ºA entrevistaram a escritora, no âmbito da Àrea de Projecto "Rádio da nossa Escola". A entrevista abordou diversos aspectos da vida e obra da escritora , que no final deu os parabéns aos alunos envolvidos.
Durante o dia foram apresentadas diversas representações teatrais: a turma do 8ºA apresentou a dramatização do Amor de Pedro e Inês, bem como o 5ºA que dramatizou em verso a mesma história, o 5º B declamou versos sobre a obra “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas” e o 6º B apresentou uma história de fantoches sobre o “Dia do Terramoto”.
Ao longo do dia a escritora conversou com alunos do Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos e foi bastante solicitada para dar autógrafos. Durante as várias sessões os alunos tiveram oportunidade para colocar diversas questões relacionadas com as diferentes obras da escritora em parceria com Isabel Alçada. Tiveram ainda a possibilidade de serem os primeiros a ver o novo livro das escritoras “Uma Aventura na Amazónia” que só estará disponível nas livrarias a partir de 24 de Março. A escritora relatou algumas das aventuras que viveram durante a viagem que fizeram à Amazónia, para preparação do livro, considerando a maior floresta da terra como um lugar inesquecível que todos deveriam visitar.
Durante as várias sessões a escritora ofereceu alguns livros que serão sorteados pelos alunos que gostem de ler e recebeu alguns presentes elaborados pelos Educadores/Professores com a ajuda dos alunos e um livro com fotografias das diversas actividades desenvolvidas.
A comunidade escolar ficou encantada com a simplicidade e a simpatia da escritora que “abriu o seu baú de memórias” e a todos cativou com os seus relatos e vivências.
A Equipa da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos

Sem comentários: