segunda-feira, 19 de abril de 2010

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


Celebra-se no próximo dia 23 de Abril, Sexta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor,data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mu ndial que nasceram ou morreram neste dia, como é o caso de Cervantes e Shakespeare.A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é celebrado em 100 países. (UNESCO). A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde a 23 de Abril, Dia de São Jorge, é tradicionalmente oferecida uma rosa a todos os que compram um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo
A nossa Biblioteca Escolar vai assinalar o dia com uma exposição de livros antigos inserida no tema "O livro através da história" e com o depoimento do Sr.Abílio sobre o sistema de leitura - Braille - destinado aos alunos do 9º ano, precedido por uma pequena resenha sobre a evolução do livro ao longo dos tempos, dinamizada pela professora Cristina Varanda.
Fontes:
http://jpn.icicom.up.pt/

Sem comentários: