quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dia das Bibliotecas


No dia 1 de Julho comemora-se o Dia das Bibliotecas.
A Biblioteca é essencial ao cumprimento das metas e objectivos de aprendizagem da escola e promove-os através dum programa planeado de aquisição e organização de tecnologias de informação e disseminação dos materiais de modo a aumentar e diversificar os ambientes de aprendizagem dos estudantes. Assim, um programa de ensino de competências de informação, em parceria com os professores da escola e outros educadores, é uma parte essencial do programa das Bibliotecas Escolares.
A biblioteca escolar proporciona um vasto leque de recursos, tanto impressos como não impressos – incluindo meios electrónicos - e acesso a dados que promovem em cada criança a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas.
Entre os seus objectivos, a Biblioteca Escolar deverá potenciar o desenvolvimento de competências para que os alunos sejam capazes de realizar aprendizagens, ao longo da vida, com vista ao sucesso na actual sociedade baseada na informação e no conhecimento.
De forma a atingir os seus objectivos, a equipa da Biblioteca Escolar desenvolve um Plano de Actividades coerente com o Projecto Educativo. Sendo parte integrante do processo educativo, as suas actividades situam-se em domínios tais como o desenvolvimento das literacias, das competências de informação, do processo ensino-aprendizagem e da cultura.
A Biblioteca Escolar é uma estrutura nuclear capaz de produzir alterações em todos os sectores da escola, visando uma melhoria do processo de aprendizagem e promovendo serviços de apoio à aprendizagem, oferecendo aos seus utilizadores a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efectivos usuários da informação, em todos os formatos e meios.

Todos os intervenientes (Professores, Auxiliares de Acção Educativa, Encarregados de Educação e Pais) deverão trabalhar em conjunto, melhorando dessa forma o desempenho dos alunos e o desenvolvimento da literacia: na capacidade de leitura e escrita, na resolução de problemas, no uso da informação e das tecnologias de informação e comunicação.
Neste meio cada vez mais dominado pelas redes de informação, onde a Biblioteca Escolar tem um papel educativo central, os bibliotecários escolares devem possuir competências para planear e ensinar diferentes técnicas no tratamento da informação tanto a professores como a alunos.

Incentive os seus filhos a frequentar a biblioteca da escola e/ou da sua zona. Sensibilizar as crianças desde tenra idade para a leitura é um factor fundamental para o seu desenvolvimento.

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