terça-feira, 27 de abril de 2010

Actividades do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor



Apresentação oral sobre " A evolução do livro"pela professora Cristina Varanda:







Conversa com o Sr.Abílio sobre o sistema de leitura Braille:










Exposição de livros subordinada ao tema "O livro através da história":


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Poetas de Abril

Está patente na Biblioteca da EBIASM, até ao próximo dia 30 de Abril, uma exposição sobre os poetas de Abril. Esta pequena exposição tem como objectivo recordar o 25 de Abril e a Liberdade conquistada nesse dia.
Trinta e seis anos depois, importa falar do que era Portugal, um país triste onde a censura e a guerra colonial eram aspectos dominates.
Nesses tempos de repressão, poetas e cantores, de forma mais ou menos censurada foram a voz de todos nós. Entre eles, destacaram-se Zeca Afonso, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Adriano Correia de Oliveira...
Agora que vivemos em democracia, importa lembrar que a liberdade se conquista, e que a Revolução dos Cravos foi também possível graças aos "Poetas de Abril".

video

sábado, 24 de abril de 2010

25 de Abril - Dia da Liberdade


25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen


Aqui fica o link para a página oficial do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra para saberes mais sobre a Revolução dos Cravos e compreenderes melhor o sentido da palavra Liberdade:
http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=homePage

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra






















Hoje, dia 22 de Abril assinala-se o Dia da Terra, ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis.
Neste dia também se reflecte nas soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.
Assim, este dia foi criado para criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a nossa casa – o planeta Terra.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


Celebra-se no próximo dia 23 de Abril, Sexta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor,data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mu ndial que nasceram ou morreram neste dia, como é o caso de Cervantes e Shakespeare.A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é celebrado em 100 países. (UNESCO). A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde a 23 de Abril, Dia de São Jorge, é tradicionalmente oferecida uma rosa a todos os que compram um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo
A nossa Biblioteca Escolar vai assinalar o dia com uma exposição de livros antigos inserida no tema "O livro através da história" e com o depoimento do Sr.Abílio sobre o sistema de leitura - Braille - destinado aos alunos do 9º ano, precedido por uma pequena resenha sobre a evolução do livro ao longo dos tempos, dinamizada pela professora Cristina Varanda.
Fontes:
http://jpn.icicom.up.pt/

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO.

Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.

Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus.
Para assinalar esta data, o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria de Carregal do Sal irá, em colaboração com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Beijós, levar a efeito, no próximo dia 18 de Abril, uma visita guiada ao Percurso Patrimonial de Chãs, em Beijós.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal - Concurso de Poesia



Alunos vencedores da fase escola do Concurso de Poesia subordinado ao tema "O Ambiente":




1ºciclo
Diogo Lucas, 4º ano, EBIASM
Inês Borges, 4ºano, EBIASM
Marta Pessoa, 4º ano, EBIASM

2ºciclo
Bernardo Batista, 6ºA
Inês Canas, 6ºA
Inês Pedrosa, 6ºA

3ºciclo
Inês Pina, 9ºA
Juliana Campos, 9ºA
Nádia Jesus e Nuno Tavares, 9ºA

A todos os alunos participantes um bem-haja pela disponibilidade e empenho e aos vencedores muitos parabéns!