quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Internacional dos Museus

Efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, é celebrado em 2011 sob o mote “Museus e Memória”, integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

A cultura é o produto do pensamento do Homem. Um Museu é uma instituição ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, que adquire, restaura, conserva obras ou objectos do passado, que contribuam para um desenrolar cultural mais amplo e intenso da sociedade. Os Museus têm por isso mesmo, um papel importante e indispensável na armazenação de testemunhos materiais do homem para gerações futuras.
Vamos explorar museus de Portugal e do Mundo, descobrir e ver centenas de obras de arte.

Sem comentários: