segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Portal e Catálogo da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal

Realizou-se no passado dia 20 de Janeiro de 2009, no salão nobre da Câmara Municipal de Carregal do Sal, o lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal.
O Presidente da Câmara Atílio dos Santos Nunes e a Dra. Teresa Calçada, Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura abriram o evento.
Estiveram também presentes diversos convidados, de entre os quais o Dr. Fernando do Carmo, assessor do gabinete da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, o Dr. Adão Carvalho, o Dr. Diamantino Pinto e o Dr. António Teixeira, coordenadores da Rede de Bibliotecas Escolares do Porto.
Depois da apresentação do portal, da responsabilidade dos Coordenadores das Bibliotecas Escolares e da responsável pela Biblioteca Municipal, foi assinado o protocolo de colaboração, pelo Presidente da Câmara e pelos Presidentes dos Concelhos Executivos do Agrupamento de Escolas de Cabanas de Viriato, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e da Escola Secundária. Foi ainda assinado o protocolo entre o Plano Nacional de Leitura e o município de Carregal do Sal, que permitirá às escolas receberem apoio financeiro para aquisição de livros do Plano Nacional de Leitura.
O portal pretende ser um meio educativo, cultural e pedagógico onde se poderá consultar o catálogo colectivo da rede, o que facilitará o acesso ao mundo da informação. A existência do catálogo colectivo será uma forma de rentabilizar os recursos existentes, pois vai permitir o acesso generalizado aos mesmos, de uma forma mais rápida.
Todos os recursos disponíveis nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Cabanas de Viriato, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, da Escola Secundária, da Biblioteca Municipal e do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria poderão ser requisitados para empréstimo. Para se poder pesquisar no catálogo devemos aceder a http://rb.carregal-digital.pt/ ou http://lersonhar.blogspot.com/ e seguir as orientações seguintes:

· Ao clicar no separador Catálogo, surgem as Opções de Pesquisa estão ao dispor. Estas são algumas dicas para a pesquisa orientada.
A- Pesquisa por AUTOR
→ Escreva o nome do autor na sua forma invertida (Apelido, nome próprio).
Exemplos: Torrado, António

B – Pesquisa por TÍTULO
→ Escreva o título exacto e completo, incluindo os artigos definidos ou indefinidos e numerais
Exemplos: Os três porquinhos

C – Pesquisa por PALAVRA
→ Escreva apenas uma PALAVRA de cada vez
(Poderá escolher o campo específico, como por exemplo, palavra no título, palavra na colecção, etc.)

D – Pesquisa por ASSUNTO
Na pesquisa por assunto é aconselhada a utilização de diferentes opções, pois os catálogos das bibliotecas da Redcsal ainda não se encontram indexados por palavras-chave na totalidade dos seus registos.
→ Palavra ou expressão – escreve uma palavra ou expressão.
Exemplos: água
poluição da água
poluição — água

D – Pesquisa por SIGLA
Se pretende conhecer apenas os documentos de uma escola, deve fazer uma pesquisa combinada do seguinte modo: Sigla da Escola + expressão de pesquisa (autor, título, assunto, palavra, etc…).

Devemos ter em atenção o registo bibliográfico pois este pode conter um recurso pedagógico que acrescente informação pertinente sobre o assunto.
Boas pesquisas…

Sem comentários: